mineiridade - Brasil - iG" /

Lula desafia oposição e retoma tour com Dilma, que tenta reafirmar mineiridade

BELO HORIZONTE - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou a inauguração da Usina Hidrelétrica de Baguari por causa da forte chuva que atinge a região. A cerimônia estava marcada para a manhã desta quinta-feira.

Redação com agências |

AE
Lula e Dilma durante evento em Minas Gerais

Lula e Dilma durante evento em Minas Gerais

A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e irá gerar energia suficiente para abastecer uma cidade de 500 mil habitantes quando estiver em pleno funcionamento, o que está previsto para 2010.

Com a chuva, o presidente embarcou no Airbus da Presidência para retornar a Brasília. Assessores afirmaram que não está afastada a possibilidade de retorno de Lula a Minas, no período da tarde, se as condições meteorológicas permitirem, para cumprir o restante da agenda, que prevê visitas a obras e inaugurações nos municípios de Uberlândia e Uberaba. 

Na semana passada, a visita de Lula ao Estado para vistoriar obras de transposição do Rio São Francisco recebeu críticas da oposição sob argumento de que foi uma campanha eleitoral disfarçada. Na visita, que teve duração de quatro dias, Lula foi acompanhado da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata pelo PT à presidência.

Dilma tenta reafirmar "mineiridade"

Dilma também acompanhou o presidente nesta viagem. Na quarta-feira, durante evento de assinatura de contratos do programa Minha Casa, Minha Vida na Prefeitura de Belo Horizonte, a ministra, que construiu a maior parte de sua carreira no Rio Grande do Sul, tentou reafirmar sua "mineiridade" 

Dilma destacou vários programas e obras do governo petista e ressaltou que é natural de Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do País. "Estivemos há pouco naquela cidade de Ouro Perto. A nossa cidade de Ouro Preto. E nós, mineiros, aprendemos a nos orgulhar dela assim que abrimos os olhos", disse ela, referindo-se ao município onde, pouco antes, havia inaugurado ao lado de Lula o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das cidades históricas.

Dilma nasceu em Uberaba, no Triângulo Mineiro, e estudou em Belo Horizonte até ser expulsa da Faculdade de Economia por causa da militância política na época da ditadura militar.

"É uma grande alegria para nós estarmos aqui em Minas Gerais", acrescentou Dilma em discurso a centenas de políticos e líderes de entidades sociais e organizações não governamentais do estado.

A ministra estava acompanhada pelo chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci, pelo ministro do Desenvolvimento e Combate à Fome, Patrus Ananias, e pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, --todos mineiros--, além do ministro das Cidades, Márcio Fortes, que ressaltou ser filho de cidadão de Minas Gerais. 

Recepção "festiva"

Hoje, em Governador Valadres, faixas de saudação e frases como O governo Lula é para todos chegaram a ser afixadas em postes do centro da cidade pelos integrantes do PT. Também havia uma faixa de boas-vindas no aeroporto.

A Hidrelétrica de Baguari foi construída pelo consórcio formado pelas empresas Neoenergia, Cemig e Furnas e teve custo estimado em R$ 501 milhões.

Em Baguari foram usadas turbinas da classe bulbo, que permite a redução da área alagada, fator que contribui para amenizar o impacto ambiental da obra. Esse tipo de turbina também foi usado em Santo Antônio e em Jirau, as duas primeiras usinas do Rio Madeira.

No início, houve resistência às obras da hidrelétrica. Em 2007 o Ministério Público Federal ajuizou uma ação civil pública com pedindo de paralisação do empreendimento, sob a alegação de que a licença prévia ambiental foi concedida por órgão estadual, quando deveria ter sido concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O MPF alertou para a presença do bioma Mata Atlântica na área de alagamento da usina. A ação acabou sendo julgada improcedente e em março deste ano foi arquivada.

Localizada no Rio Doce, região leste de Minas Gerais, a usina de Baguari abrange os municípios de Governador Valadares, Alpercata, Fernandes Tourinho, Iapu, Periquito e Sobrália.

(*com informações das agências Reuters e Brasil)

Leia também:

Leia mais sobre: Lula

    Leia tudo sobre: lulariousina

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG