Lula debate crise com presidentes latinos no Fórum Social

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne com os presidentes da Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela na quinta-feira quando discutem saídas para conter o impacto da crise econômica mundial na América Latina. O encontro terá como palco o Fórum Social Mundial, que está sendo realizado em Belém (PA). Serão abordadas iniciativas comuns que possam ser desenvolvidas para enfrentar a crise, disse nesta quarta-feira Marcelo Baumbach, porta-voz da Presidência brasileira.

Reuters |

O Fórum Social Mundial, lançado em 2001 na cidade de Porto Alegre (RS), é um contraponto ao Fórum Econômico Mundial realizado na pequena cidade de Davos, na Suíça. Reúne milhares de ativistas sociais, ecologistas, indígenas e outros representantes de movimentos de todo o mundo.

Em Belém, Lula recebe durante duas horas seus colegas da Bolívia, Evo Morales; do Equador, Rafael Correa; do Paraguai, Fernando Lugo; e da Venezuela, Hugo Chávez.

Depois, Lula participa do evento "América Latina e o desafio da crise internacional", debate que deverá reunir cerca de 10 mil pessoas.

Lula defenderá uma saída para a crise internacional "que passe não apenas por novos caminhos econômicos e financeiros, mas também pela construção de um novo modelo produtivo e de consumo que seja ambientavelmente sustentável", disse Baumbach.

Na sexta-feira, o presidente brasileiro se reunirá com representantes do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial, principal organização do encontro.

Lula esteve no Fórum de Davos, que reúne economistas, representantes de governos e grandes executivos de empresas, em 2003, 2005 e 2007.

Participou também das edições do Fórum Social Mundial realizadas no Brasil, como vários de seus ministros.

O encontro em Belém, que começou na terça-feira e vai até domingo, abordará, entre outros temas, a crise global, que, para os movimentos, tem como saída trazer mais justiça social, direitos para os povos indígenas e maior respeito com o meio ambiente.

(Reportagem de Julio Villaverde)

    Leia tudo sobre: fórum social mundial

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG