O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dá posse amanhã, às 9h, ao novo advogado-geral da União, Luís Inácio Adams. A cerimônia será no Palácio Itamaraty.

Às 17h, Lula participará da cerimônia de posse do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Antonio Dias Toffoli, até então titular da Advocacia Geral da União.

Segundo informações da assessoria da presidência da República, o novo advogado-geral da União é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e possui especialização em Direito, pela Universidade Federal e Santa Catarina.

Adams foi secretário executivo adjunto e consultor jurídico do ministério do Planejamento. Em 2003, foi designado para coordenar a Comissão Deliberativa responsável pela gestão do Sistema Integrado de Controle das Ações Judiciais da União (Sicau). Atualmente, ocupava o cargo de procurador-geral da Fazenda Nacional.

Toffoli, que assume uma cadeira de ministro no STF, foi assessor parlamentar da Liderança do PT na Câmara, de 1995 a 2000. Foi também advogado do PT nas campanhas do presidente Lula em 1998, 2002 e 2006 e exerceu o cargo de subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil de 2003 a 2005. Desde março de 2007, ocupava o cargo de advogado-geral da União.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.