Lula: CPI da Petrobras é do PSDB, não do Congresso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, criada hoje no Senado, não é uma CPI do Congresso Nacional, mas do PSDB. Acho estranho que quem governou o País por oito anos tome uma decisão irresponsável como essa.

Agência Estado |

Parece briga de adolescente. Não tem explicação lógica", disse o presidente, na Base Aérea de Brasília, um pouco antes de embarcar para a Arábia Saudita.

Segundo o presidente, no momento que ele viaja pelo mundo na busca de dinheiro para a exploração da camada do pré-sal, não é bom que seja instalada uma CPI para investigar a estatal. "Alguém levantar uma CPI agora é ser pouco patriota", afirmou. "Até ontem o grande tema deles (PSDB) era caderneta de poupança. Como a decisão tomada (pelo governo) protege 99% dos poupadores, eles se voltaram contra a Petrobras. Estão brincando com o sentimento do povo. Eles sabem da gravidade da crise", reagiu o presidente.

Para Lula, não houve cochilo do governo ao permitir a leitura do requerimento de instalação da CPI, hoje, no plenário do Senado. "Não houve cochilo. O governo trabalha 24 horas por dia", afirmou. O presidente disse não acreditar que haja irregularidades na Petrobras. Para ele que existem outros meios para investigar irregularidades. "Nem tudo que tem irregularidade tem CPI. Não dá para viver uma eterna CPI. Assim ninguém ganha eleição", disse.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG