Lula convoca prefeitos para o combate à dengue

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em seu programa semanal de rádio, Café com o Presidente, chamou a atenção dos prefeitos para que entrem no combate a dengue.

Agência Estado |

Lula fez a convocação ao lembrar da Marcha dos Prefeitos deste ano, que se realiza nesta semana, e alertou: "Nós temos que fazer um chamamento aos prefeitos no combate à dengue. Cada prefeito precisa assumir a responsabilidade de cuidar com muito carinho da sua rua, do seu bairro, da sua vila e da sua cidade".

Logo após este chamamento, Lula disse que também é preciso fazer uma convocação aos prefeitos para cuidar do ensino fundamental. "Cada prefeito precisa saber como anda cada escola no seu município. Se a escola não está bem, é preciso saber que o prefeito tem responsabilidade junto com o governo do estado, junto com o presidente da República, mas todos nós, se quisermos melhorar a qualidade do ensino, nós temos que estar juntos para fazer com que as coisas aconteçam e a meninada tenha as escolas públicas funcionando cada vez melhor e cada vez mais com qualidade".

Mais uma tenda de hidratação

O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, José Noronha, e o secretário de Saúde e Defesa Civil do Rio, Sérgio Côrtes, inauguram nesta segunda-feira a 13ª tenda de hidratação para pacientes com dengue.

A inauguração acontece nesta manhã no Hospital do Andaraí. Também serão inaugurados seis leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica.

Nesta tarde, Sérgio Côrtes assina acordo com a Secretaria de Ambiente e 200 empresas de controle de vetores e pragas urbanas para colaboração técnica no combate à epidemia.

As empresas passarão a combater gratuitamente os focos do mosquito da dengue no quarteirão dos prédios que solicitarem serviço de dedetização.

Em Manguinhos, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) marcou para esta segunda-feira um dia de mobilização contra a dengue. Um pedido de 15 comunidades do entorno da Fiocruz originou a campanha, que visa a identificar e a eliminar focos do Aedes aegypti e possíveis criadouros.

Das 9h às 15h, o Tribunal de Justiça do Estado participa de campanha de doação de sangue para combate à dengue. Será na sede da instituição, à Rua Dom Manoel, no centro. A iniciativa é uma parceria do Tribunal de Justiça com o Hemocentro do Rio (Hemorio) e associações de servidores do Poder Judiciário.

Leia também:

Leia mais sobre: dengue

    Leia tudo sobre: dengue

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG