filha que sai de casa - Brasil - iG" /

Lula compara Marina com filha que sai de casa

BRASÍLIA - O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva evitou divulgar o nome do substituto de Marina Silva à frente do Ministério do Meio Ambiente, em coletiva concedida nesta quarta-feira. Porém, o presidente destacou que a política ambiental no Brasil não mudará em nada com a saída de Marina.

Carollina Andrade - Último Segundo/Santafé Idéias |

"Nós criamos no Brasil uma palavra mágica chamada transversalidade para que justamente não houvesse política de ministro. Ou seja, a política do ministro se vai, mas a política do Estado, do governo, continua, mesmo com o ministro saindo. A companheira Marina se foi, mas a política continua. Vamos ter o mesmo cuidado que sempre tivemos", declarou.

Lula disse também estar triste com a saída de Marina. "Perdemos uma das pessoas mais qualificadas do mundo para discutir política ambiental. Tenho um carinho enorme pela Marina e uma relação política de mais de trinta anos", disse. Lula comparou a saída de Marina com a partida de um filho de casa. "Chaga uma hora em que eles anunciam que vão nos deixar e você fica em um misto de sentimento, porque não quer que a pessoa saia, mas, por outro lado, fica feliz porque ela está fazendo o que quer e seguirá o seu caminho", afirmou.

Lula declarou ainda que, embora não tivesse o hábito de discurtir questões internas com representantes de outros países, em respeito à chanceler alemã Angela Melker, a também ex-ministra do Meio Ambiente em seu país, que visita Lula hoje, falaria sobre assunto.

Em sua fala, Melker afirmou que Marina é querida e respeitada pela sociedade internacional, mas que acredita que, com a saída dela, a política ambiental brasileira não vai mudar. Ela acrescemntou que a Alemanha continuará contribuindo para a preservação do meio ambiente no Brasil. A Alemanha é um dos financiadores internacionais da preservação do meio ambiente no Brasil.

Na solenidade desta quarta-feira, os dois países assinaram acordos nas áreas ambiental e de produçaõ de biocombustiveis, entre outros.

    Leia tudo sobre: marina silva

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG