direita nas eleições do ano que vem - Brasil - iG" /

Lula comemora a ausência de candidatos de direita nas eleições do ano que vem

BRASÍLIA ¿ O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a provável ausência de um candidato de ¿espectro¿ de direita nas próximas eleições presidenciais e a superação de assuntos que costumavam ser delicados durantes as campanhas.

Christian Baines, repórter em Brasília |


Vai ser uma campanha que vai ter um nível muito melhor e pela primeira vez nós não vamos ter um candidato de direita na campanha. Não é fantástico isso? Vocês querem conquista melhor do que uma campanha neste País a gente não ter nenhum candidato de direita? (...) Vai ser uma coisa inédita no País. Todos de espectro de esquerda. Uns podem não ser tão a esquerda como era, mas não tem problema, afirmou durante discurso na solenidade de comemoração do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Divulgação
Lula durante discurso de solenidade do Ipea
Lula durante discurso de solenidade do Ipea nesta quarta-feira

O presidente afirmou que o debate eleitoral foi de alto nível nos últimos pleitos, com exceção de sua disputa com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), que segundo ele baixou o nível.

Porque antigamente era o de centro-esquerda ou de esquerda contra os trogloditas de direita. Era assim em todas as campanhas. Começou a melhorar comigo e com [o ex-presidente] Fernando Henrique Cardoso. Já foi um nível elevado. Depois, eu e [o governador de São Paulo, José] Serra também. Depois eu e Alckmin, baixou o nível, por conta dele e não por minha conta, disse.

Lula comemorou que antigas temáticas das últimas campanhas eleitorais já não estarão presentes com toda ênfase nas próximas disputas. Não vai mais precisar discutir dívida externa, não vai ter mais placa na rua, Fora FMI, agora é ele [o Fundo Monetário Internacional] que deve para nós R$ 10 bilhões. Não vai mais precisar falar de inflação. Não vai mais precisar falar da grande crise de desemprego que tem no mundo. Ou seja, um monte de tabus foram ficando para trás.

Leia mais sobre: Lula

    Leia tudo sobre: eleições 2010lulapartido

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG