Lula começa a usar carro de luxo fabricado no México

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou a usar hoje um carro de luxo fabricado no México. Quatro Fusions Ford, um modelo que sai no mercado de Brasília por, no mínimo, R$ 83 mil, foram usados pela comitiva que acompanhou Lula nos deslocamentos do Palácio da Alvorada ao do Planalto.

Agência Estado |

Os mesmos automóveis foram usados hoje pela comitiva no trajeto até o Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde ele participou da posse de três novos ministros.

Assessores do governo disseram que os veículos não substituem os carros da frota presidencial. Os carros mexicanos serão incluídos, temporariamente, na frota do Planalto, para atender seguranças, o médico do presidente e auxiliares mais diretos que o acompanham nos deslocamentos na capital federal.

Um acordo de comércio entre Brasil e México permite que o modelo seja importado com redução de impostos. Os carros usados pela comitiva presidencial têm vidros blindados. O governo firmou um contrato de comodato com uma empresa para usar os veículos por um tempo determinado. A Presidência não divulgou detalhes desse contrato.

Em 2003, primeiro ano de governo, Lula usava um modelo Ômega, cedido pela General Motors também em regime de comodato. Ao ceder carros para a Presidência, a empresa, lucra, segundo assessores, com a "propaganda" promovida pelo ocupante do carro, uma das figuras mais fotografadas e filmadas do País.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG