Lula chega hoje a Pernambuco com agenda cheia

RECIFE - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega ao Recife na noite desta segunda-feira, quando realizará a terceira visita ao Estado, só este ano. A passagem do petista tem início às 19h, horário marcado para chegada à Base Aérea, e seguirá até à noite de terça, com uma agenda formada por compromissos administrativos e políticos.

Agência Nordeste |

O primeiro evento acontecerá às 20h de hoje, no Palácio do Campo das Princesas, atendendo a um pedido especial do governador Eduardo Campos (PSB). O socialista fez questão da presença do aliado na ocasião em que receberá o mérito por Pernambuco ser o primeiro Estado a registrar a universalização da energia elétrica.

Mais do que a apresentação de resultados das ações do Programa Luz para Todos, o evento tem uma forte simbologia política, uma vez que foi o avô do governador, Miguel Arraes, que, ao ocupar o cargo pela primeira vez, em 1963, iniciou o programa de Eletrificação Rural, intensificando os investimentos em sua segunda gestão (1987/ 1990). Na solenidade, que contará com a presença de diversas lideranças pernambucanas, Eduardo fará uma homenagem ao ex-governador, falecido há três anos. Após a cerimônia, Lula seguirá para o Hotel Atlante Plaza, onde ficará hospedado.

Na terça-feira, a agenda do presidente será iniciada com um compromisso político, um café da manhã às 8h, com integrantes da equipe de Governo do prefeito do Recife, João Paulo (PT). Em seguida, Lula irá a Olinda, onde, ao lado da prefeita Luciana Santos (PCdoB), entregará obras de urbanização nas comunidades do V8 e V9, realizadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Após esse compromisso, às 12h, o petista retornará ao Recife, desta vez no bairro de Santo Amaro, para o lançamento de um novo programa federal: o Território da Paz - ação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Lula dará continuidade às suas atividades almoçando no Palácio do Campo das Princesas com os nove governadores do Nordeste, além dos gestores do Espírito Santo, Paulo Hartung (PSB), e de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB). O encontro marcará a abertura do Fórum de Governadores do Nordeste, que contará ainda com a participação dos ministros Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), José Gomes Temporão (Saúde), Luiz Carlos Barreto (Turismo) e José Múcio Monteiro (Relações Institucionais).

Também no Palácio, o presidente Lula se encontrará com o arcebispo de Recife e Olinda, Dom José Cardoso Sobrinho, e logo depois participará de um evento promovido pela Unicef para a premiação de alguns municípios pernambucanos. Este será o último compromisso do petista, que, logo em seguida, retornará a Brasília.

Com informações do jornal "Foha de Pernambuco"

    Leia tudo sobre: lularecife

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG