após ser internado com crise hipertensiva. O presidente recebeu alta na manhã de hoje, por volta das 7h, e vai passar o fim de semana em São Bernardo do Campo, com familiares, para descansar." / após ser internado com crise hipertensiva. O presidente recebeu alta na manhã de hoje, por volta das 7h, e vai passar o fim de semana em São Bernardo do Campo, com familiares, para descansar." /

Lula cancela ida a Davos, onde receberia prêmio de Estadista Global

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou a viagem que faria nesta quinta-feira para Davos, na Suíça, http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2010/01/28/lula+recebe+alta+do+hospital+em+recife+apos+ser+internado+com+crise+hipertensiva+9379132.html target=_topapós ser internado com crise hipertensiva. O presidente recebeu alta na manhã de hoje, por volta das 7h, e vai passar o fim de semana em São Bernardo do Campo, com familiares, para descansar.

iG São Paulo |

AE
Lula deixa hospital em Recife, após crise hipertensiva

Lula deixa hospital em Recife, após crise hipertensiva

Em Davos, Lula receberia o prêmio de Estadista Global. Os organizadores do Fórum Econômico Mundial decidiram que a cerimônia será mantida e o encarregado de receber o prêmio será o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

Representando o Brasil no Fórum, estão, além de Amorim, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, mas os organizadores do evento decidiram que fosse o primeiro que aceitasse o prêmio em nome do presidente.Ainda não se sabe se Amorim fará um discurso próprio ou lerá a mensagem que Lula tinha preparada para oferecer antes de receber o prêmio.

O presidente passou mal quando na Suíça ainda eram cerca de 3h30 desta quinta-feira, por isso os seus anfitriões foram pegos de surpresa pela notícia da emergência.

Lula receberia, das mãos do ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, o prêmio Estadista Global, que marca os 40 anos da instituição. O evento estava marcado para sexta-feira. Nesta quinta, Lula ficaria na capital suíça, Zurique.

Além desse compromisso, Lula só tinha previsto na agenda um encontro com o criador e presidente do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab, e com a presidente da Confederação Suíça, Doris Leuthard.

A única vez que Lula foi ao Fórum de Davos, nos Alpes suíços, foi em 2003. Recém-eleito e temido pela elite econômica, ele pediu na época que os países ricos "abrissem os olhos" para a ascensão dos emergentes no cenário mundial e promovessem o crescimento econômico com justiça social.

Ao outorgar o prêmio a Lula, Klaus Schwab disse que as iniciativas brasileiras de fomentar o crescimento e a equidade social são um "exemplo" para os formuladores de políticas públicas.

(*com informações da BBC Brasil)

Leia também:

Leia mais sobre: Lula 

    Leia tudo sobre: lula

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG