se estressar com países vizinhos - Brasil - iG" /

Lula: Brasil não pode se estressar com países vizinhos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje, durante café da manhã com jornalistas, que o Brasil não pode se estressar com países vizinhos como Equador, Paraguai e Bolívia. Ao comentar a decisão anunciada, mês passado, do presidente equatoriano Rafael Correa de suspender pagamento de uma dívida com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Lula disse que mantém uma boa relação com ele e que o impasse já foi solucionado.

Agência Estado |

"

Em entrevista concedida hoje no Palácio do Planalto, Lula disse esperar que, até o dia 29 deste mês, o Equador pague uma nova parcela da dívida. Ele disse ter "certeza" de que, tanto neste caso com o Equador quanto nas reclamações do governo paraguaio e o desejo de aumentar o valor da energia de Itaipu que o Paraguai tem direito e que repassa, o Brasil tem razão. O presidente relatou que encontrou nesta semana na Costa do Sauípe, na Bahia, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que disse que pretende manter boas relações com os Estados Unidos. "Espero que o (Barack) Obama tenha ouvidos", disse.

Lula demonstrou que o trabalho do governo brasileiro de intermediar as relações entre países latino-americanos com os Estados Unidos está em "um momento de mais facilidade." Ele disse, por exemplo, que ontem foi até surpreendido com a proposta apresentada pelo presidente cubano Raúl Castro, de trocar presos políticos em Havana por cinco agentes do serviço de inteligência de Cuba detidos em Miami há dez anos por espionagem. "Quem fez a pergunta arrancou uma novidade", disse. "Obama vai ter um papel de ajudar a América Latina, até para evitar a imigração", disse.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG