Lula assina MP que libera R$375,95 milhões em ajuda ao Haiti

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta terça-feira uma Medida Provisória (MP) que libera 375,95 milhões de reais em ajuda ao Haiti, país devastado por um forte terremoto. O montante será distribuído em recursos extraordinários entre os Ministérios da Defesa (205,05 milhões de reais), da Saúde (135 milhões de reais), das Relações Exteriores (35,3 milhões de reais) e da área de Inteligência da Presidência da República (600 mil reais).

Reuters |

Na verba destinada ao Itamaraty está incluída a doação de 15 milhões de dólares prometida pelo governo brasileiro ao Haiti no dia seguinte ao terremoto, que deixou em ruínas a capital haitiana, Porto Príncipe, em 12 de janeiro.

Os recursos serão usados para reforçar as ações da missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), liderada pelo Brasil, comprar combustíveis e lubrificantes para o transporte das tropas, além de suprimentos e materiais de saúde, entre outros.

O Brasil montou um hospital de campanha nas imediações da sua base militar no país caribenho e tem atendido diariamente um volume considerável de feridos e doentes. Esse hospital é bancado com recursos do governo brasileiro, sem ajuda financeira da ONU.

(Reportagem de Natuza Nery)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG