Lula aproveita viagem à Argentina para aparar arestas de Doha

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai aproveitar a visita que fará à Argentina a partir do próximo domingo para tentar amenizar as rusgas que ficaram nas relações bilaterais depois das negociações fracassadas da Rodada de Doha. O Brasil sempre agiu como um consultor de consenso durante essas negociações e sempre fez todo o possível para acomodar os interesses dos parceiros do Mercosul, disse o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, em briefing a jornalistas sobre a viagem de Lula.

Reuters |

A Argentina e outros aliados tradicionais nas negociações comerciais não concordaram com o apoio que o Brasil deu a um pacote de propostas apresentado durante as negociações de Doha que tentava impedir o fiasco das conversações. Os argentinos temiam, entre outras coisas, uma abertura excessiva do seu setor industrial.

Segundo Baumbach, 'no momento atual nós vivemos uma conjuntura em que os países estão deixando assentar a poeira' depois do fracasso das conversas em Genebra na última quarta-feira, após nove dias de duras negociações para se chegar a um acordo global de comércio.

Com a pausa forçada da Rodada de Doha, o porta-voz disse que 'a idéia do presidente é de que nós devemos fortalecer os mecanismos de integração regional', ressaltando que se abriu 'um momento de reflexão sobre os caminhos a seguir'.

CHINA

O porta-voz comentou também a visita de Lula à China, onde ele estará para a abertura dos Jogos Olímpicos na sexta-feira da semana que vem.

Além de aproveitar a presença de muitos chefes de Estado e de governo para buscar apoio à candidatura do Brasil para ser sede da Olimpíada de 2016, Lula discutirá comércio com o presidente chinês, Hu Jintao.

Lula 'vai levar ao presidente Hu Jintao a sua satisfação com o incremento do comércio bilateral', mas também vai mostrar sua 'preocupação com os déficits crescentes'.

(Reportagem de Ana Paula Paiva)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG