nunca mostrou desapreço por Marina, diz Alencar - Brasil - iG" /

Lula nunca mostrou desapreço por Marina, diz Alencar

O vice-presidente da República, José Alencar, afirmou que recebeu com tristeza a notícia da saída de Marina Silva do Ministério do Meio Ambiente. Contudo, ele tentou conferir normalidade ao processo que levou a ex-ministra a pedir a sua demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na última terça-feira, depois de cinco anos de permanência do governo.

Agência Estado |

Alencar contrariou a versão de que Marina havia perdido espaço e forças dentro do governo, conforme indicara em sua carta de demissão. "Nunca o presidente Lula demonstrou qualquer desapreço ao trabalho da ministra", defendeu Alencar, no Itamaraty, ao final do almoço oferecido ao primeiro-ministro da Finlândia, Matti Vanhanen. "A ministra sempre lutou com dificuldades (para montar a estrutura técnica do ministério) e sempre contou com apoio do governo", completou.

O vice-presidente chegou a mencionar, ainda, que desconhecia as razões pelas quais Marina havia deixado o governo e que ela ainda não havia respondido a uma mensagem que ele havia enviado ontem. Alencar atribuiu o fato de Marina não ter se reunido ainda com Lula à agenda pesada do presidente nos últimos dias. Para o vice-presidente, a sua saída não criará constrangimento internacional ao governo brasileiro.

Em visita ao Brasil, o primeiro-ministro finlandês havia marcado uma reunião com a ex-ministra do Meio Ambiente para hoje. Ontem, sua demissão foi apontada como motivo de preocupação pela chanceler da Alemanha, Angela Merkel. Melhor para nós, que tínhamos ministra com prestígio internacional. Acredito que o seu sucessor (Carlos Minc, que ainda é secretário do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro) também construirá esse prestígio", afirmou.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG