Farc não são problema do Brasil - Brasil - iG" /

Lula: Farc não são problema do Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em entrevista coletiva, em Haia, que o governo brasileiro não vai dar palpite ou se meter em assuntos que não dizem respeito ao Brasil. Lula citou o caso do grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Agência Estado |

"As Farc não são problema nosso. São um problema da Colômbia. As Farc não criam problema com o Brasil. Enquanto a Colômbia não conversar com o Brasil sobre qualquer coisa das Farc, o Brasil não conversa sobre as Farc", declarou Lula, que se irritou ao ser questionado se o governo brasileiro não estava sendo omisso em relação a um problema tão grave enfrentado por um país vizinho.

Para Lula, o Brasil não poderia mesmo interferir nesta questão. "O Brasil não se mete onde não é chamado. Essa é uma lição que a gente aprende quando governa um país. A gente só dá palpite naquilo em que a gente é chamado", insistiu o presidente. Segundo Lula, quando chegou a notícia a ele de que estava sendo solicitado ao seu governo que o Brasil enviasse um interlocutor para as negociações com as Farc, a sua primeira providência foi ligar para o seu colega colombiano, Alvaro Uribe, para perguntar se era da concordância dele. "Ele disse que era e eu mandei o Marco Aurélio (Garcia, assessor especial para assuntos internacionais da Presidência)", resumiu Lula.

"Eu aprendi que, em política internacional, a gente não dá palpite nas coisas dos outros. Não é só invadir o território, não é só invadir as águas não. É não dar palpite", desabafou Lula. "Se a gente tomar conta do nosso terreiro, com muito carinho, já é bom demais. Se a gente, além do nosso, quiser dar palpite nos outros, começa a ter uma interferência, muitas vezes, desnecessária", ensinou. Lula negou ainda que tenha sido chamado por parentes dos seqüestrados para ajudar no processo de libertação deles. "Não, não fui chamado", resumiu, encerrando o assunto.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG