BRASÍLIA - O Brasil está doando US$ 15 milhões para colaborar na auda humanitária ao Haiti, informou há pouco o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele disse ter proposto ao presidente americano, Barack Obama, a construção de uma ação conjunta voltada ao auxílio do país, devastado por um forte terremoto.

Lula contou que Obama lhe telefonou agora à noite para se solidarizar pelas mortes dos brasileiros no terremoto e também para parabenizar as ações dos brasileiros no Haiti. Foi quando Lula propôs essa ação conjunta dos dois países - com que Obama concordou, segundo o presidente. Lula também sugeriu que os dois líderes coordenassem uma reunião dos países que estão fazendo doações ao Haiti, para ser possível comprovar que o dinheiro realmente está chegando aos necessitados do país.

O presidente deu as informações ao falar com jornalistas na porta do comitê do Itamaraty, após evento sobre as obras previstas para a Copa do Mundo de 2014. Durante a cerimônia, ele pediu 1 minuto de silêncio e mencionou a tristeza pela morte da benemérita Zilda Arns. Também informou que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, seguiu para o Haiti para verificar a situação do país.

(Azelma Rodrigues | Valor Online)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.