Lula ameaça romper se PT buscar 3º mandato, diz Dias

O senador Osmar Dias (PDT-PR) disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - durante encontro de hoje com a bancada de senadores do PDT, no Palácio do Planalto - ameaçou romper com o PT caso seu partido venha a propor o terceiro mandato para presidente da República. Segundo o relato de Dias, que participou da reunião, Lula foi claro ao desautorizar qualquer iniciativa do PT de propor emenda constitucional para lhe abrir a possibilidade de disputar nova eleição presidencial em 2010.

Agência Estado |

"Eu não aceito. E, se (a emenda) for defendida pelo PT, rompo com meu partido", afirmou o presidente, de acordo com Dias.

O assunto foi levantado pelo líder do PDT, senador Jefferson Péres (AM), preocupado com a movimentação de um amigo do presidente, o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), que já coletou assinaturas para apresentar emenda constitucional. Mas, antes que a idéia seja formalizada, a bancada do PT se reunirá, provavelmente ainda hoje, para definir uma posição.

Lula, segundo Dias, falou também do quadro eleitoral deste ano e, dirigindo-se ao senador paranaense, perguntou se ele apoiaria a candidatura petista à prefeitura de Curitiba. O senador deixou claro que já tem compromisso com o PSDB, que o apoiou na eleição para governador, enquanto o presidente esteve na capital paranaense para reforçar a campanha do governador Roberto Requião, que foi reeleito por escassa margem de votos. Osmar Dias disse que, para prefeito de Curitiba, apoiará o tucano Beto Richa, que disputa a reeleição.

O próprio Lula, ainda de acordo com o relato de Dias, tomou a iniciativa da conversa sobre eleições municipais, dizendo à senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) que ficasse tranqüila, pois não subirá nos palanques eleitorais onde haverá disputa entre os partidos aliados ao governo. Patrícia é candidata à prefeitura de Fortaleza e terá como principal adversária a prefeita petista Luizianne Lins (PT), que concorrerá a um segundo mandato.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG