Um dos réus do escândalo do mensalão, Luiz Carlos da Silva (PT-SP), o Professor Luizinho, ex-deputado federal e antigo líder do governo na Câmara dos Deputados em 2004, foi amplamente citado durante a inauguração o campus da Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André, evento no qual esteve o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula, ao iniciar o seu discurso, começou fazendo referências a seus acompanhantes e o citou também: Meu caro companheiro, Professor Luizinho, a quem nós devemos muito dessa universidade.

Luizinho compareceu à cerimônia, mas não subiu ao palco com Lula, o ministro da Educação, Fernando Haddad, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT).

Luizinho concorre nessas eleições ao cargo de vereador na cidade de Santo André e pela legislação eleitoral não pode subir em palanques em inaugurações de obras. Mas isso não evitou que seu nome fosse destacado diversas vezes na cerimônia. O ministro Haddad e o prefeito de Santo André, João Avamileno (PT), também agradeceram Professor Luizinho. Professor Luizinho foi incluído como réu no caso do mensalão porque a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios identificou, em documentos do Banco Rural, saque feito por um dos assessores de seu escritório político em 2003.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.