Luizianne não consegue eleger presidente da Câmara

FORTALEZA - A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT) sofreu sua primeira derrota no novo mandato, que assumiu ontem (1º). O candidato dela para presidente da Câmara, vereador Elpídio Nogueira (PSB) perdeu a eleição para o petista Salmito Filho por 24 a 16 com um voto para o terceiro candidato, João Alfredo (Psol). Luizianne orientou a bancada de situação a votar em Elpídio em nome de um acordo feito na época de sua reeleição. Só que um grupo de 29 vereadores já tinha fechado com Salmito. A prefeita conseguiu reverter cinco votos, mas não a derrota.

Agência Nordeste |

A bancada do PT de quatro vereadores, exceto Salmito, votou em Elpídio a mando de Luizianne. No discurso de posse, Salmito disse que "a Câmara está dando uma lição de democracia com minha eleição. Sofri muita pressão e este momento é pedagógico para que nunca mais o Poder Executivo ouse a se intrometer na vontade soberana da Câmara". O recado foi direto a Luizianne. Mesmo assim, Salmito afirmou que "serei um aliado por completo do projeto do PT na Prefeitura".

Salmito lembrou que será presidente dos 41 vereadores e que vai dar todas condições para a Oposição trabalhar. Ele obteve 11 dos 12 opositores a Luizianne. O PDT através do vereador Plácido Filho chegou a convidar Salmito a se filiar ao PDT. O petista agradeceu o convite, mas prefere, por enquanto, permanecer no PT.

O grupo de Salmito fez toda mesa diretora, pois os vereadores que votaram em Elpídio resolveram não se lançar candidato a nenhum cargo e se abstiveram de votar nos demais cargos da mesa. Com isso a nova mesa diretora para o biênio 2009-2010 tem Salmito Filho (presidente), José do Carmo-PSL (primeiro vice-presidente), Mário Hélio-PMN (segundo vice presidente), Marcus Teixeira-PMDB (primeiro secretário), Roberto Mesquita-PV (segundo secretário) e Iraguassu Teixeira-PDT (terceiro secretário).

Salmito traçou as principais metas para estes dois anos: criação da Universidade do Parlamento; de uma emissora de rádio; de uma Procuradoria do Consumidor; de comissão para receber movimentos populares; de creche; de uma brigada contra incêndio; transformar o Instituto de Pesquisa Américo Barreira numa fundação; valorização e capacitação dos servidores da Casa; retomar o programa Câmara nos Bairros; fortalecer o trabalho das comissões técnicas; fortalecimento do Colégio de Líderes; e reativação do serviço médico.

Leia mais sobre: Luizianne Lins

Leia também

    Leia tudo sobre: luizianne lins

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG