Luiz Henrique: deslizamento é fator mais dramático em SC

O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique Silveira (PMDB), disse hoje que os deslizamentos de terra são o fator mais dramático das chuvas que atingem o Estado. Quatro meses de chuva batida, sem parar, estão dissolvendo a terra e as casas estão desabando.

Agência Estado |

Temos 7.300 desabrigados em alojamentos públicos", afirmou hoje pela manhã, em entrevista à Rede Eldorado de Rádio. O número de mortos no Estado chegou a 33 hoje, segundo a Defesa Civil do Estado.

Luiz Henrique destacou que a região em situação mais crítica é o Vale do Itajaí. A ruptura do gasoduto da Petrobras, que traz gás natural da Bolívia, causou o desabastecimento de toda região da Grande Joinville até o Rio Grande do Sul. "Isso mostra a extensão dessa tragédia climática, que é a maior que já ocorreu em todos os tempos em Santa Catarina", disse. O secretário nacional da Defesa Civil, Roberto Costa Guimarães, enviado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vai coordenar pessoalmente as ações no Estado.

A chuva diminuiu nessa manhã na região, mas choveu muito forte durante a madrugada. Luiz Henrique disse que as equipes continuam trabalhando dia e noite para recuperar a infra-estrutura rodoviária, de abastecimento de luz e de água. Também garantiu que vai deixar Santa Catarina "em ordem" para receber os turistas na temporada de verão.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG