SÃO PAULO ¿ O jornalista econômico e http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/colunista do iG Luis Nassif relançou, na sexta-feira, seu livro de crônicas A Casa da Minha Infância (Agir, 224 pgs), na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo. Publicada no fim de 2008, a obra voltou às prateleiras devido à indicação ao prêmio Portugal Telecom de Literatura, um dos mais prestigiados na língua portuguesa.

Redação iG
Luis Nassif relança
livro em São Paulo
"A Casa da Minha Infância" reúne memórias familiares de Nassif na mineira Poços de Caldas e do Brasil nas décadas de 1950 e 1960, em especial no Rio de Janeiro. Dividido em cinco capítulos, traça a vida do autor na universidade, encontros com artistas e obras que marcaram sua formação, além da chegada a São Paulo.

Segundo Nassif, a vontade de escrever contos e crônicas vem desde sua adolescência. "O jornalismo econômico acabou sufocando essa vocação. Mas, no final dos anos 90, eu comecei a tentar recuperar essa questão das crônicas na minha coluna econômica na Folha de São Paulo", conta.

O livro traz ainda perfis de personalidades atualmente esquecidas, como os músicos Waltel Branco e Charles da Flauta e a poeta Orides Fontela.

Este é o segundo trabalho de Nassif no gênero. A estreia, "O Menino de São Benedito" (2002, Editora Senac), foi finalista do Prêmio Jabuti. O Portugal Telecom anuncia os vencedores da edição 2009 apenas em setembro. Até lá, outros livros devem ser indicados.

Leia mais sobre: Luis Nassif , Prêmio Portugal Telecom

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.