Lodo de lago vaza para ruas da Aclimação

SÃO PAULO - Pelo menos três ruas vizinhas do Parque da Aclimação, na região central de São Paulo, amanheceram nesta quinta-feira com lama e peixes mortos. A sujeira subiu pelos bueiros, por onde passa a galeria de água pluvial.

Redação com Agência Estado |

Os moradores receiam pegar algum tipo de doença se entrarem em contato com o lodo, uma vez que o lago recebeu esgoto até 2007, quando foram fechadas 42 ligações clandestinas. O prefeito Gilberto Kassab (DEM) admitiu que o material está contaminado.

AE
Imagem do lago da do Parque da Aclimação após o rompimento de uma tubulação


A tubulação sai do vertedouro, que rompeu segunda-feira e sugou, em menos de uma hora, a água do lago. Sem a tampa, a sujeira escoou pela estrutura, com a chuva desta quarta.

Segundo a Prefeitura, o refluxo da água pelo bueiro pode ter sido causado pela própria galeria, que não suportaria o volume de água. Para o professor de Clínica Médica da Universidade Federal de São Paulo, Paulo Ozon, é preciso evitar o contato com o lodo. As pessoas que entraram em contato com o lodo podem desenvolver leptospirose e salmonelose (doenças causadas por bactérias). Elas devem procurar o médico e fazer uso de antibióticos.

Para evitar que o lodo do lago da Aclimação caia no vertedouro, a empresa Épura, responsável pelo conserto da estrutura, cercou nesta quinta com pedaços de madeira o buraco por onde a água do lago escoa. A reconstrução da parte danificada deve começar nesta sexta-feira. No interior da estrutura será colocado um tubo de concreto, que pesa 2.300 quilos.

Segundo a assessoria da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, o lago deve voltar a receber água ainda nesta sexta-feira. O parque da Aclimação, que chegou a ser fechado na quarta-feira para o isolamento do lago, está aberto desde esta quinta-feira.

As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Leia mais sobre: Parque da Aclimação

    Leia tudo sobre: parque da aclimação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG