Lobão: apagão causou queda de 40% da energia do País

O blecaute de ontem à noite causou a queda de 40% da energia do Brasil, segundo informou o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, em entrevista coletiva realizada hoje em Brasília. De acordo com ele, o sistema de energia elétrica brasileiro é moderno e o apagão não foi o pior registrado na história do País.

Agência Estado |

O que ocorreu em 1999 durou 4 horas e teve uma queda de cerca de 70% da energia e em 2002, a queda foi de 60%, disse. "Não há nada mais avançado no mundo que o sistema do Brasil."

O ministro disse que a média de tempo para o retorno da energia foi de 3 horas nos 18 Estados atingidos, sendo que na Região Sul, a falta de energia durou 15 minutos. Os Estados de Rio de Janeiro e de São Paulo foram os que tiveram mais problemas, com duração de três a quatro horas de falta de energia.

Sobre os danos causados à população, o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson José Hubner Moreira, afirmou que as empresas responsáveis pela transmissão de energia em seus Estados serão as responsáveis pelo pagamento dos prejuízos aos usuários dos serviços.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG