Lixo começa a ser devolvido à Inglaterra na quinta-feira

O lixo enviado pela Inglaterra ao Brasil começa a ser devolvidos nesta semana. Uma das transportadoras marítimas fará o embarque de dez contêineres depositados no porto de Rio Grande na quinta-feira.

Agência Estado |

O Ministério do Meio Ambiente chegou a prever que a operação seria feita hoje, mas a data da escala do navio que levará a carga foi alterada pela empresa. A companhia que transportará os outros 30 volumes ainda não informou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a data da remoção da carga.

Em junho, o Ibama e a Polícia Federal descobriram que 89 contêineres de lixo embarcados nos portos ingleses de Tilbury e Felixstone estavam depositados nos portos brasileiros de Santos (SP) e Rio Grande (RS) e na alfândega de Caxias do Sul (RS). Segundo o Ibama, a Alphatec, importadora, e a Stefenon Estratégia e Marketing, da área de apoio ao comércio exterior, foram multadas em R$ 408,8 mil cada, no Rio Grande do Sul. A BES Assessoria e Comércio Exterior também foi multada, mas pela gerência de Santos, em R$ 236,6 mil.

As três empresas têm sede no Rio Grande do Sul e estão preparando a defesa administrativa. Vão alegar que a compra foi de aparas de plástico e que foram enganadas pelos exportadores ingleses. Na quinta-feira passada policiais e fiscais da Agência Nacional Britânica Contra Crimes Ambientais prenderam três acusados de participação no envio das cargas ilegais para o Brasil. A agência receberá as cargas e definirá o destino delas na Inglaterra.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG