Livro sobre periferias latino-americanas é lançado hoje em São Paulo

SÃO PAULO - Durante nove anos, o fotógrafo brasileiro Iatã Cannabrava registrou as periferias de grandes cidades da América Latina, como São Paulo, Buenos Aires, Caracas e Cidade do México. O resultado do trabalho pode ser visto no livro Uma Outra Cidade, que tem lançamento nesta terça-feira (04) no Museu de Casa Brasileira, na capital paulista.

Redação |

No museu, também estão expostas 50 fotografias presentes no livro. As imagens são todas coloridadas, e estão mais próximas da poesia do que da simples denúncia social.

"Observador atento e curioso, Iatã Cannabrava registrou o acúmulo dos diferentes materiais e das diferentes formas que se organizam aleatoriamente nesse espaço de tensão contínua", avalia o pesquisador e crítico de fotografia Rubens Fernandes Junior.

"Um trabalho corajoso que evidencia as fragilidades de nosso sistema sócio-econômico através de imagens silenciosas que vêm formando um conjunto altamente explosivo e com densidade política e estética", completa Fernandes.

Iatã Cannabrava

Foto do livro "Uma Outra Cidade"

Cannabrava participou de mais de 40 exposições e ganhou os prêmios P/B da Quadrienal de Fotografia de São Paulo, em 1985, o concurso Marc Ferrez da Funarte, em 1987, e dois prêmios da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, em 1996 e 2006.

Suas fotografias foram publicadas em diversos livros e nas coleções Masp-Pirelli, Galeria Fotoptica, Coleção Joaquim Paiva e MAM/São Paulo.

Foi presidente da União dos Fotógrafos de São Paulo de 1989 a 1994, e também é responsável pela coordenação da programação do Festival Internacional de Fotografia de Paraty - Paraty em Foco e coordena o Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo.

Serviço

Lançamento do livro "Uma Outra Cidade"
Terça-feira (04/08), às 19h
Museu de Casa Brasileira
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Europa

    Leia tudo sobre: artes plásticasfotografiaiatã cannabrava

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG