Livro reúne fotografias que mostram a paixão do torcedor

A força da paixão por um time sempre foi evidente no Brasil. Torcedor , livro lançado pela Editora Textual, traz registros desse sentimento considerado inexplicável, feitos por sete fotógrafos brasileiros.

Agência Estado |

Dessa vez, as câmeras não se voltaram para o jogo, mas para a torcida, e captaram expressões de alegria, tensão, tristeza, êxtase, expectativa.

Com textos em português e em inglês, Torcedor é um livro sobre o "efeito da bola rolando no espectador, na retina e nos nervos de cada um e no coração da torcida, aquela massa com vida e personalidades próprias", como descreve, no prefácio, Luis Fernando Verissimo, célebre colorado autor de Internacional: Autobiografia de uma Paixão . "Pode ser uma pelada em terra batida entre os Valores da Zona e o Arranca Rabo F.C.. Se houver um torcedor, há imagens a serem captadas", continua.

Atrás dessas imagens, os fotógrafos Walter Firmo, Alaor Filho, Egberto Nogueira, Evandro Teixeira, Kitty Paranaguá, Mirian Fichtner e Rogério Reis estiveram em estádios de São Paulo, Rio de Janeiro e outros, durante partidas dos principais times do País - e, pela primeira vez, deram as costas para o campo de futebol.

Foram mais de cinco mil fotos, sendo que 120 (em preto e branco) entraram na seleção: instantâneos da concentração absoluta ao acompanhar o desenrolar de uma jogada, à explosão no momento do gol e à decepção profunda quando o placar se vira contra o seu time.

Enrolados em bandeiras e vestindo suas cores, homens de todas as idades, mulheres e crianças foram clicados sob estados de espírito bem diferentes, rindo, chorando, urrando, rezando, se contorcendo, pulando, de mãos dadas - o curioso é que as transformações se dão em questão de poucos segundos, como se pode ver nas fotos em seqüência. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG