Livro ensina como criar o hábito de fazer ginástica em casa

Falta de dinheiro, tempo e lugar costumam ser desculpas para quem não quer entrar em forma. Pensando nisso, alguns profissionais da saúde têm investido em novas técnicas para convencer as pessoas da importância que o esporte tem para a saúde física e mental.

Agência Estado |

A personal trainer Joan Pagano é uma delas. Autora do livro "15 minutos - Ginástica Express" (Editora Marco Zero), ela desenvolveu um método que pode ser executado em casa, utilizando simples objetos. "O importante é manter um nível confortável de atividade, criando um hábito de praticar exercícios", sugere.

Para obter o máximo de benefícios e evitar lesões é essencial prestar atenção na postura ao praticar os exercícios. Antes de iniciar as atividades procure um médico especialista em medicina do esporte, faça uma avaliação e descubra se o seu corpo está apto a praticar os movimentos sugeridos. "O aluno deve fazer exames de força e resistência, além de passar por exames médicos para testar o físico", explica Renata Guarnieri, coordenadora da academia Curves da Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo.

De acordo com o médico Roberto Rodrigues Júnior, responsável pela comissão de função pulmonar da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, quem não pode realizar esses exercícios em casa e deseja procurar um espaço ao ar livre deve ficar atenção para minimizar os riscos. "Quem deseja fazer atividades ao ar livre deve ficar longe de vias expressas, nas quais há fumaça da queima de combustíveis, com muita poluição. O parque pode ser boa opção."

Eduardo Diório

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