SÃO PAULO ¿ A quinta edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa chegou hoje às livrarias do País. O Volp, como o vocabulário é chamado na Academia Brasileira de Letras (ABL), vai resolver as dúvidas que os brasileiros carregam desde o primeiro dia da entrada em vigor do acordo ortográfico, em 1º de janeiro. Editado pela Global, a obra demorou quatro meses para ficar pronta e será vendida a R$ 120.

O trabalho foi realizado por uma equipe de 17 pessoas, entre lexicógrafos e revisores, sob o comando do filólogo e gramático Evanildo Bechara, que resultou num volume com 887 páginas, num total de 349.737 vocábulos. Ao contrário dos dicionários, o vocabulário não traz definições das palavras, mas a classe gramatical e a indicação de como se pronuncia.

"Ele está sendo visto como uma espécie de Messias", disse Sérgio Pachá, um dos mais experientes integrantes da Comissão de Lexicografia e Lexicologia da ABL, sobre a expectativa pelo lançamento do vocabulário para sanar as dúvidas quanto às novas regras.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.