Livro ajuda futura mamãe a elaborar dieta saudável durante gestação

A gravidez traz alegrias, mas também alguns receios. Muitas mulheres têm medo de ganhar peso e mudar o corpo definitivamente.

Agência Estado |

Algumas fazem até regimes durante a gestação, o que pode ser prejudicial a elas próprias e ao bebê. Considerando a importância da alimentação equilibrada durante essa fase, o ginecologista e obstetra Flávio Garcia de Oliveira elaborou o livro "Receitas para Grávidas", com 50 receitas e cardápios variados.

Entre as receitas do livro, têm destaque as carnes - de vaca, frango, porco e peixe. E como ficam as mulheres vegetarianas? "A carne vermelha reúne proteínas e ferro. A proteína pode ser absorvida pelo leite, ovos e soja, mas esses alimentos não têm ferro", diz Oliveira. "Quando a gestante vegetariana controla bem isso, comendo gema de ovo, por exemplo, tudo bem, apesar de o ferro vegetal não ser tão bem absorvido quanto o animal. Se não come ovo, começa a ficar preocupante."

O ginecologista destaca que o alimento imprescindível para as grávidas é a água. Devem consumir de 2 a 3 litros por dia. "É o principal hidratante da pele, e o melhor relaxante uterino que existe. Previne partos prematuros e mantém a pressão sanguínea no mesmo nível." Já café, refrigerantes e chá preto devem ser consumidos com moderação. "Em excesso, podem estimular o parto precoce e agitam o bebê."

Fabiana Caso

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG