Vida Interrior - Brasil - iG" /

Literatura: argentino Federico Jeanmarie é premiado com livro Vida Interrior

BUENOS AIRES, 31 JUL (ANSA) - O escritor argentino Federico Jeanmarie foi anunciado hoje como o ganhador do 48º Prêmio Emecé de Romance, o mais antigo reconhecimento outorgado pelo setor editorial da Argentina.

Agência Ansa |

Jeanmarie foi condecorado graças à sua obra "Vida Interior", que disputou o prêmio com outros 174 participantes de vários países, como México, Colômbia, Uruguai, Chile e Israel.

O júri do prêmio esteve composto pelos escritores argentinos Ana María Shúa, Rodolfo Rabanal (radicado em Montevidéu) e Pablo de Santis.

O Prêmio Emecé, lançado em 1954, foi o primeiro concurso literário promovido na Argentina. Atualmente, oferece ao ganhador 18 mil pesos (cerca de US$ 6 mil).

Um dos jurados, ao justificar sua decisão, afirmou que "Vida Interior" registra um "sutil manejo do suspense" que "mantém o leitor preso".

Para Ana María Shúa, a obra premiada constitui "uma história de amor e desamor que se lê como um livro policial", enquanto De Santis destacou que "as lembranças e a vida cotidiana se misturam em uma atmosfera de pesadelo".

Jeanmarie nasceu em 1957, formou-se em Letras e, em 1990, foi bolsista do Ministério de Relações da Espanha para trabalhar na Sala de Manuscritos da Biblioteca Nacional de Madrid.

Nesse mesmo ano, seu livro "Miguel", uma biografia fictícia de Cervantes, foi finalista do Prêmio Herralde de Novela.

Entre seus livros publicados estão também "Montevideo", "Una Virgen Peronista" e "Mitre", este último premiado pela cidade de Buenos Aires como o melhor romance argentino de 1997. (ANSA)

    Leia tudo sobre: literatura

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG