Lista do governo coloca 22 carros como menos poluentes

O Ministério do Meio Ambiente divulgou nesta quarta-feira a lista de veículos do ano 2009 com índice de emissão de poluentes e de gás carbono (que causa o efeito estufa). Do total de 402 veículos analisados, 22 do tipo flex receberam nota máxima de aprovação, que corresponde a 5.

Agência Estado |

São seis carros da Fiat, um da Ford, sete da GM, três da Citroen e cinco da Volkswagem. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, acredita que com base nesse levantamento, o consumidor poderá acessar a página do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na internet, e fazer a avaliação para a compra o carro menos poluente.

Diante das críticas de fabricantes de automóveis e de combustíveis sobre o critério de classificação utilizado no ano passado, quando os carros receberam uma nota por emissão, a pasta resolveu criar um grupo de trabalho, formado por montadoras, pela Petrobras, pelo Ibama e por fabricantes de álcool para a criação de um conceito único de classificação, com base na soma dos poluentes com o emissores.

Os modelos que receberam nota máxima são: Idea Adventure Duoalogic 1.8, Palio ELX 1.8, Siena HLX 1.8, Stillo Flex Dualogic 1.8, Stilo Blackmotion e Stilo Sport Dualogic 1.8, da Fiat; o K 1.0, da Ford; e C3 EXCL 1.4, C3 GLX 1.4 e C3 XPL 1.4, da Citroën.

Além desses, foram listados da GM o Prisma Max 1.0, o Celta duas portas Life 1.0, o Celta duas portas Sprit 1.0, o Celta duas portas Super 1.0, o Celta 4 portas Life 1.0, o Celta 4 portas Spirit 1.0 e o Celta 4 portas Super 1.0. Da Volks, apareceram o Fox 1.6 Plus, o Fox 1.6 Route, o Space Fox 1.6, o Space Fox Sport Line 1.6 e o Space Fox Route 1.6.

Leia mais sobre meio ambiente

    Leia tudo sobre: meio ambiente

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG