O governo José Serra (PSDB) investiu metade do previsto na construção da Linha 4-amarela do Metrô em 2008. De R$ 1,062 bilhão reservados no Orçamento, foram aplicados R$ 527 milhões.

O andamento da obra também atrasou. Alcançou menos da metade da meta estipulada no Plano Plurianual (PPA) - planejamento do governo de 2008 a 2011. O objetivo era construir 47,07% do primeiro trecho, que ligará a Luz, no centro, ao Butantã, na zona oeste, mas concluíram apenas 20,63%. A obra é feita pelo Consórcio Via Amarela e fiscalizada pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô).

O atraso também ocorreu na Linha 2-Verde, contratada pelo governo. Dos R$ 886 milhões orçados, foram aplicados R$ 729 milhões (82%). Apesar de a maior parte do investimento ter sido feita, só um terço do previsto no PPA foi construído. Ao todo, foi gasto R$ 1,5 bilhão na ampliação da rede metroviária, o equivalente a 77% da verba orçada, de R$ 1,94 bilhão. O governo investiu, porém, em duas obras que não estavam no orçamento. A maior parte da verba, R$ 275 milhões, foi repassada pela Prefeitura.

Segundo o engenheiro Jaime Waisman, professor da Escola Politécnica da USP, obras complexas, como a do Metrô, estão sujeitas a atrasos pois "uma série de fatores externos, como questões ambientais e desapropriações, escapam ao controle.” O Metrô informou em nota que as obras das Linha 2 e 4 não estão atrasadas. Na Linha 4-Amarela, segundo a empresa, “o porcentual físico realizado foi menor do que o orçado porque houve uma readequação do cronograma do empreendimento às novas diretrizes de implantação”, em 2008. A estatal afirmou que até agora 80% do cronograma foi concluído.

Já em relação à Linha 2-Verde, a empresa afirmou que, após a elaboração do Plano Plurianual, “atrasos nas desapropriações provocaram a alteração no cronograma”. Segundo a estatal, “o ritmo foi recuperado ao longo da obra, 60% está pronto e a previsão de conclusão será cumprida”. A Estação Sacomã será aberta em dezembro e as Estações Tamanduateí e Vila Prudente, no primeiro trimestre de 2010. Quanto aos investimentos em publicidade, afirmou que “os usuários precisam saber não só o prazo das obras como também os benefícios”. O Via Amarela afirmou que as respostas caberiam ao Metrô. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.