Limpurb: ruas de SP recebem 3 mil t de lixo ilegal

Empresas de caçambas clandestinas jogaram no ano passado 3 mil toneladas de entulho por dia nas ruas de São Paulo. De acordo com dados do Departamento de Limpeza Pública (Limpurb), são 400 toneladas a mais do que as recolhidas pelas empresas regulares (2.

Agência Estado |

600 toneladas) e despejadas em quatro aterros da Prefeitura. Além dos caçambeiros ilegais, diz a Prefeitura, os moradores e carroceiros também são responsáveis por parte do lixo.

Segundo o Sindicato das Empresas Removedoras de Entulho do Estado de São Paulo (Sieresp), existem em torno de 300 empresas de caçamba irregulares na capital. Os ilegais, em regiões como no Ipiranga, zona sul, contam com o apoio de motoqueiros, que percorrem na madrugada alguns pontos para ver se não há fiscalização. Eles costumam furtar caçambas das empresas legalizadas. No ano passado, foram cerca de cem furtos.

Segundo a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, há 1.400 pontos de descarte irregular na cidade. Nem áreas nobres, como a Avenida Pacaembu, na zona oeste, escapam. Na região da Subprefeitura do Ipiranga, o volume de entulho é o maior problema; são cerca de 90 pontos de descarte. Para informar sobre caçambas irregulares, ligue para o número 156 ou para os telefones do Alô Limpeza: (11) 3328-2851 ou (11) 3328-2836. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG