prorrogar o mandato do presidente Lula até 2012." / prorrogar o mandato do presidente Lula até 2012." /

Líderes repudiam proposta de mandato de seis anos para Lula

BRASÍLIA - Os líderes partidários repudiaram nesta quinta-feira a proposta do deputado Sandro Mabel (GO), líder do PR na Câmara, de http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/05/21/deputado+propoe+mais+dois+anos+de+governo+lula+6258952.htmlprorrogar o mandato do presidente Lula até 2012.

Carol Pires |

A proposta do deputado Mabel é de que o Congresso Nacional aprove uma emenda constitucional que unifique as eleições majoritárias com as eleições municipais, o que beneficiaria, além do presidente Lula, os governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais eleitos em 2006.

Para o líder do PT, Cândido Vacarezza (SP), esta proposta é inconstitucional. O PT é radicalmente contra qualquer prorrogação de mandato. Isso é inconstitucional. Não tem cabimento um deputado prorrogar o seu próprio mandato, argumentou.

Fico até constrangido de ouvir que um deputado tenha coragem de fazer uma proposta dessas, disse o líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO).  Na avaliação do líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), a proposta é inviável. Isso não existe.  É inviável.  Falar em prorrogação é um palavrão, afirmou o líder peemedebista.

Para a proposta de Sandro Mabel entrar em vigor, ela precisaria ser aprovada pela Câmara e pelo Senado e ainda ser referendada pela população através de um plebiscito.

Leia mais sobre: Lula

    Leia tudo sobre: lula

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG