Brasília - Os líderes do PTB estão reunidos, neste domingo, na Câmara dos Deputados, para escolher o candidato do partido à quarta secretaria da casa. Pela regra da proporcionalidade das bancadas, o PTB tem direito a esse cargo.

Participam da reunião do PTB o presidente do partido, o ex-deputado cassado Roberto Jefferson; o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro; e o candidato do bloco majoritário de 14 partidos à presidência da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), além dos deputados do PTB que pleiteiam uma vaga na mesa.

A bancada do PTB indicou Nelson Marchezelli (SP) para disputar a quarta secretaria em plenário. Mas os deputados Augusto Farias (AL) e o pastor Manuel Ferreira (RJ) anunciaram candidaturas avulsas. Ferreira lançou-se à terceira secretaria que é um cargo destinado ao PT. Os petistas já indicaram o deputado mineiro Odair Cunha.

Ainda hoje pela manhã, as bancadas do PPS, PT e PDT farão reuniões, em separado, para tentar acertar os votos para a eleição de amanhã na Câmara. No parte da tarde, será a vez dos encontros do PC do B, DEM, PR e PMDB. A mesa da Câmara tem sete titulares e quatro suplentes.

O DEM e o PR têm direito à segunda vice-presidência (que acumula a função de corregedor da Câmara dos Deputados) e à segunda secretaria, respectivamente, e vão escolher seus candidatos.

Leia também:

Leia mais sobre Congresso

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.