CPI do Agaciel para investigar administração do Senado - Brasil - iG" /

Líder do PSDB ameaça criar CPI do Agaciel para investigar administração do Senado

BRASÍLIA - O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), ameaçou nesta quinta-feira pedir a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a administração do funcionário Agaciel Maia, caso o presidente José Sarney (PMDB-AP) não apresentar uma proposta de reestruturação administrativa ¿à altura do que o Senado exige¿.

Carol Pires, Último Segundo/Santafé Idéias |

Sarney contratou a Fundação Getúlio Vargas para fazer um estudo sobre o quadro administrativo do Senado, mas ainda não informou prazo e valores do contrato.

Chego a pensar em uma comissão parlamentar de inquérito do Senado para investigar a administração do senhor Agaciel. Nao é o que quero, o que desejo, o que pretendo, mas posso fazer se for necessário. Espero que o presidente Sarney tome medidas para não precisarmos chegar a isso, disse Virgílio.

Agaciel foi exonerado do cargo de diretor após ter sido denunciado na imprensa por ter escondido da Receita Federal uma mansão no valor de R$ 5 milhões, num bairro nobre em Brasília, imóvel que comprou no nome do irmão, o deputado João Maia (PR-RN). Ele foi diretor do Senado entre 1995 e fevereiro deste ano.

Para o senador Virgílio, o Senado virou um monstro administrativo. E o fato é que tem um grupo que estava no poder, se eu consigo fazer a sociologia deste momento, tem um grupo que estava no poder há muito tempo, com raízes: pessoas e mais pessoas penduradas umas nas outras, fazendo favores umas para as outras. E a Casa virando um monstro administrativo, algo inadministrável, disse.

No início de fevereiro, durante a eleição de José Sarney (PMDB-AP) para a presidência do Senado, Arthur Virgílio pediu a palavra em plenário para relatar que uma secretária de Agaciel possuía uma BMW e pedir explicações sobre a extravagância.

Eu me lembro de mim próprio nesta tribuna relatando o tal caso da BMW e dizendo que era necessário trocar o doutor Agaciel. Eu me dirigi ao Presidente Sarney dizendo as razões pelas quais nele eu não votaria. Indaguei: 'Vossa excelência não vai trocar o doutor Agaciel?'", relembrou o senador em discurso nesta quinta.

Leia mais sobre: Senado - Agaciel Maia

    Leia tudo sobre: senado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG