Líder arrozeiro diz que Roraima não vai ter paz enquanto Polícia Federal estiver presente

BOA VISTA - O prefeito de Pacaraima, em Roraima, Paulo César Quartiero, líder dos arrozeiros e comunidades contrários à demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, visitou o Congresso Nacional nesta quinta-feira e disse que enquanto a Polícia Federal estiver lá não vai haver paz. Quartiero, recém-libertado da prisão, disse ainda que a Polícia Federal (PF) é uma ¿polícia política¿ a serviço do governo federal.

Rodrigo Ledo ¿ Último Segundo/Santafé Idéias |

A visita de Quartiero a parlamentares da Câmara dos Deputados e Senado teve objetivo de sensibilizar os parlamentares para o que chamou de terrorismo de Estado praticado pelo ministro da Justiça, Tarso Genro. Recém-libertado da prisão, justamente por suas ações contrárias à ocupação da reserva Raposa Serra do Sol pela PF, o prefeito disse que não tem queixas contra as condições do cárcere em si, mas dos motivos do encarceramento.

Acredito que foi uma prisão política, porque nós somos contra essa política do governo federal no nosso Estado, que desprestigia a população em favor de ONGs estrangeiras [defensoras de nações indígenas], criticou Quartiero.

Ele fez ressaltar a mensagem de que a demarcação das terras indígenas fere a soberania nacional ao atender interesses de ONGs e outras entidades internacionais, e disse que somente a presença do Exército brasileiro na área, em curtíssimo prazo, poderia pacificar agricultores e índios. Em sua opinião, o Exército tem credibilidade e uma reserva de nacionalismo.

Enquanto a PF estiver lá não vai haver paz. O que há em Roraima é o terrorismo de Estado. Isso ele faz seqüestrando as terras do Estado, mandando um exército [da PF] que se comporta lá como se fosse o Iraque, e eles [policias], os marines [tropa de elite] americanos, humilhando nossa população e intimidando, reclamou.

Não vamos desistir de ser brasileiros, não vamos desistir do Estado de Roraima ser parte da nação brasileira, finalizou.

Leia mais sobre: Raposa Serra do Sol

    Leia tudo sobre: raposa serra do sol

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG