Licença para instalação de Jirau deve sair na próxima semana, afirma Minc

BRASÍLIA ¿ O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou nesta quinta-feira que a licença para instalação completa da usina hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira, deve sair na próxima semana. Até o momento, a empresa responsável pela construção da usina, tem apenas uma licença prévia para a construção do canteiro de obras e aguarda a liberação pelo Ibama da licença de instalação para construir a usina.

Carollina Andrade |

Eu vou estar em Rondônia na próxima terça-feira fazendo um entendimento com governo estadual, porque eu acho que vai facilitar este licenciamento, destacou o ministro.

Na semana passada, o governador de Rondônia, Ivo Cassol, ameaçou colocar dificuldades para dar o aval do governo do Estado para a construção da usina hidrelétrica de Jirau, caso o Ministério do Meio Ambiente não concordasse em trocar uma área de preservação ambiental do Estado de Rondônia pela área do Bom Futuro, onde estão cinco mil famílias.

Não vai haver trocas das reservas, mas vai haver, provavelmente, a desafetação de uma parte da flona Bom Futuro. Na verdade, não é mais flona, porque moram quatro mil pessoas, tem dez igrejas, dez escolas, então esta parte, provavelmente, vai ser desafetada pra constituir um bairro. E nós vamos ficar com a parte boa da flona, são 150 mil hectares mais ao norte, completou Minc ao ser questionado sobre as ameaças de Cassol.

Minc destacou ainda que a representação do Ministério Público de Rondônia para revogação da licença de instalação da usina não vai atrapalhar o início das obras. Vai sair a licença. Houve estudos, já saiu inclusive uma licença parcial. O estudo é sólido, é uma boa hidrelétrica.

Leia mais sobre: usina de Jirau

    Leia tudo sobre: usina hidrelétrica

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG