Leiloados primeiro contrato dos Beatles e primeira guitarra queimada de Hendrix

O primeiro contrato assinado pela banda inglesa The Beatles em 1962 e a primeira guitarra queimada no palco por Jimi Hendrix em 1967 foram leiloados nesta quinta-feira por 240.000 libras (440.000 dólares) e 280.000 libras (470.000 dólares), respectivamente, informou o organizador da venda.

AFP |

O primeiro contrato fechado pelos Beatles em 24 de janeiro de 1962 com Brian Epstein, que mais tarde passaria a ser conhecido como o empresário que levou os 'Fab Four' à fama, foi negociado por 240.000 libras.

Epstein era chamado por alguns de "o quinto Beatle", pois foi quem decidiu apostar no grupo após assistir a uma apresentação dos então desconhecidos garotos de Liverpool no Cavern Club.

Jimi Hendrix, por sua vez, ateou fogo a uma guitarra - uma Fender Stratocaster 1965 - pela primeira vez durante o célebre show de março de 67 no Finsbury Astoria de Londres.

O gesto de Hendrix - que foi hospitalizado pouco depois com queimaduras nas mãos - representou "um marco no mundo dos espetáculos musicais", afirma Ted Owen, diretor de aquisições do Fame Bureau, empresa especializada em objetos e relíquias que pertenceram a lendas do rock.

"Elevou o nível dos shows e abriu caminho para uma série de imitações e pastiches que ainda são vistos por aí", diz Owen.

O leilão, batizado de "It's More Than Rock and Roll" ("É mais que Rock and Roll"), foi realizado na galeria Idea Generation, e incluiu ainda o último caderno de Jim Morrison, líder da lendária banda The Doors, e uma canção inédita de David Bowie entitulada "Mocking Bird", que o músico gravou nos anos 60 junto com seu primeiro grupo, The Konrads.

lv/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG