Publicidade
Publicidade - Super banner
Brasil
enhanced by Google
 

Leilão para hidrelétrica de Belo Monte acontece até 3 de abril

O governo nem bem anunciou a liberação da licença ambiental para a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, e já decidiu que o leilão que definirá quem vai construir a usina se dará dentro de, no máximo, 60 dias. Pode ser coincidência, mas o fato é que a agenda da obra está se casando com o calendário eleitoral: o dia 3 de abril, data que, segundo o iG apurou, foi marcada pelos técnicos como limite para o leilão, é o mesmo em que os atuais ministros precisam deixar os cargos caso queiram disputar a eleição de outubro. É provável que o leilão aconteça no fim de março, antes mesmo de 3 de abril.

Mariana Castro, iG São Paulo |

 


Clique aqui para ver o infográfico

Na prática, isso significa que o leilão para a construção da terceira maior hidrelétrica do mundo será, a princípio, realizado até o último dia em que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, ainda estarão no governo. Dilma é pré-candidata do governo à Presidência e Lobão pretende disputar uma vaga de senador pelo Maranhão. 

AP
Minc durante anúncio nesta segunda-feira
Na tarde desta segunda-feira, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias, detalharam a liberação da licença de Belo Monte, em Brasília. Em janeiro, o iG antecipou que a licença ambiental seria concedida em fevereiro.

A hidrelétrica de Belo Monte, localizada no rio Xingu, próximo à cidade de Altamira, oeste do Pará, a 740 quilômetros de Belém, terá capacidade de gerar o equivalente a 10% do consumo energético brasileiro. Será a segunda maior hidrelétrica do País e a terceira maior do mundo. É a principal obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo Lula.

Leia também:

 

Leia mais sobre Belo Monte


 

Leia tudo sobre: belo montehidrelétrica

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG