Lei Seca reduz em 23,6% o número de acidentes no Estado do Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO ¿ O número de acidentes de trânsito no Estado do Rio de Janeiro caiu 23,6% após o início da Operação Lei Seca, lançada em março. Segundo o Grupamento de Socorro de Emergência, da secretaria estadual de Saúde, ocorreram 1.423 acidentes de 1º a 30 de abril de 2009. No mesmo período, no ano passado, foram registrados 1.862 acidentes.

Redação |

Rogério Santana

Agente faz conscientização durante Operação Lei Seca

Ainda de acordo com o grupamento, houve também no mesmo período uma redução média da frequência de hálito etílico, de 14% nas colisões e quedas de motos e de 10% nos atropelamentos.

Lançado no dia 19 de março com a finalidade de reduzir os acidentes, a Operação Lei Seca é uma campanha que abrange os bairros da cidade do Rio de Janeiro e municípios da Região Metropolitana (Baixada Fluminense, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá). Em 2008, 2.500 pessoas morreram em acidentes de trânsito e 30 mil ficaram feridas no Rio.

Os motoristas são abordados em blitzes nas ruas e passam pelo teste do etilômetro para medir o teor de bebida alcoólica. Em paralelo, cadeirantes vítimas de acidentes de carro, estudantes de Medicina e fiscais da Secretaria de Estado de Governo fazem panfletagem sobre o perigo da mistura direção e álcool em bares, boates e restaurantes.

As ações são desenvolvidas nas vias com maior número de acidentes, entre as avenidas Brasil e das Américas, e perto de locais de grande concentração de pessoas, principalmente à noite.

Essa redução mostra que estamos no caminho certo e que a população está entendendo a importância do Projeto Operação Lei Seca para a preservação da vida, avalia o coordenador da operação, Carlos Alberto Lopes.

Veja também:

Leia mais sobre: Lei Seca

    Leia tudo sobre: lei seca

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG