Um livro com fotos inéditas do cubano Alberto Korda, autor da famosa fotografia do rosto de Ernesto Che Guevara, foi lançado em Madri.

A obra, intitulada "Conhecido, Desconhecido", mostra 437 fotos em preto e branco que mostram Fidel Castro na Sierra Maestra, de onde partiu a Revolução cubana no final dos anos 50.

Também incluem váris fotos de "Che" e de Fidel na companhia de personalidades como os escritores franceses Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre, em visita a Cuba no início de 1960, do escritor americano Ernest Hemingway ou do líder soviético Nikita Khrushov.

Alberto Díaz Gutiérrez (1928-2001), mais conhecido como Korda, tirou em março de 1960 sua famosa foto de Che Guevara, montrando o guerrilheiro argentino com a boina preta com a estrela de comandante da Revolução.

O livro foi organizado pela especialista cubana Cristina Vives e o jornalista Mark Sanders, com a colaboração de Diana Díaz, filha e herdeira de Korda.

Diana luta desde a morte de seu pai, em 2001, para protestar ante os tribunais contra a utilização abusiva, principalmente com fins publicitários, do poster de Che, uma das fotos mais reproduzidas do mundo.

gg/cn

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.