Lago do Parque da Aclimação deve voltar a receber água nesta sexta, diz secretaria

SÃO PAULO - O lago do Parque da Aclimação, na região central de São Paulo, deve voltar a receber água ainda nesta sexta-feira, segundo a assessoria da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. O lago foi esvaziado na tarde da última segunda-feira após o rompimento da parte inferior do vertedouro - sistema hidráulico para regular o nível de água.

Redação com Agência Estado |

O parque da Aclimação, que chegou a ser fechado na quarta-feira para o isolamento do lago, está aberto desde esta quinta-feira.

AE
Imagem do lago da do Parque da Aclimação após o rompimento de uma tubulação

Segundo a secretaria, a Prefeitura segue nesta quarta com o cronograma de obras que, já em sua terceira etapa, irá recuperar o sistema de drenagem de todo o bairro e inclui a remoção de todo o lodo do lago, concluindo sua despoluição.

Vazamento

Nesta quinta-feira, pelo menos três ruas vizinhas do Parque da Aclimação, na região central de São Paulo, amanheceram com lama e peixes mortos. A sujeira subiu pelos bueiros, por onde passa a galeria de água pluvial.

Os moradores receiam pegar algum tipo de doença se entrarem em contato com o lodo, uma vez que o lago recebeu esgoto até 2007, quando foram fechadas 42 ligações clandestinas. O prefeito Gilberto Kassab (DEM) admitiu que o material está contaminado.

Para evitar que o lodo do lago da Aclimação caia no vertedouro, a empresa Épura, responsável pelo conserto da estrutura, cercou nesta quinta com pedaços de madeira o buraco por onde a água do lago escoa. A parte danificada está sendo reconstruída. No interior da estrutura será colocado um tubo de concreto, que pesa 2.300 quilos.

Leia mais sobre: Parque da Aclimação

    Leia tudo sobre: lagoparque da aclimação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG