Kassab anuncia força-tarefa para limpar bueiros todo mês

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), afirmou hoje que os bueiros da cidade passarão a ser limpos uma vez por mês. A medida emergencial será possível com uma parceria da prefeitura com a Sabesp, o que vai elevará para 200 o número de equipes que fazem o trabalho.

Agência Estado |

Hoje, devido ao grande número de bocas-de-lobo na cidade, cada bueiro é limpo com vários meses de intervalo. A partir de hoje, as 32 equipes de limpeza mecanizada da prefeitura receberam o reforço de 18, somando 50 grupos. As equipes manuais passam de 66 para 100 - aumento de 34 grupos. Somam-se a esse efetivo 50 equipes da Sabesp.

A operação, que começa hoje e deve estar a plena carga no início de março, segundo Kassab, foi anunciada para tentar amenizar o impacto da chuva que atinge São Paulo diariamente desde o final de dezembro. "A intensidade das chuvas faz com que um volume muito grande de lixo, entulho e terra vá para os córregos e bueiros, dificultando o escoamento da água", disse o prefeito, em entrevista antes de evento da Secretaria Estadual do Trabalho, na zona sul da capital.

Segundo o prefeito, não havia necessidade de ter sido acionado o reforço antes do início do período de chuvas. "Não precisaríamos, no passado recente, dessa intensidade de trabalho, pois o volume de lixo e terra nos bueiros não era tão grande", justificou. A força-tarefa é temporária e se estenderá, de acordo com Kassab, enquanto durarem as chuvas. A maioria das equipes da prefeitura que atuam na tarefa é terceirizada. A administração municipal terá de alugar novos equipamentos para a limpeza, mas o prefeito não quis informar o custo do reforço, que só deve ser divulgado em dez dias.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG