Kassab acelera inaugurações às vésperas da campanha eleitoral

A uma semana da data - 5 de julho - a partir da qual fica proibida a participação de candidatos às eleições em inaugurações de obras públicas, o prefeito de São Paulo e candidato à reeleição Gilberto Kassab (DEM) acelera suas aparições na capital. Só nesta semana, o democrata entregou quatro escolas (dois CEI, um Emei e um Emef). Neste final de semana, um CEU foi inaugurado ¿ que tem aulas normalmente desde o início do ano letivo.

Cristiane Carvalho, do Último Segundo |

Inaugurações e vistorias em hospitais também têm tido destaque na agenda no prefeito. Nesta semana, além de entregar uma AMA (Assistência Média Ambulatorial) e uma sede do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o democrata foi a um hospital anunciar um novo programa ¿ o Hospital Domiciliar ¿ e a outro inaugurar uma UTI e serviços pediátricos e de oncologia.

Alisson Louback

Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo e candidato à reeleição

Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo e candidato à reeleição

Kassab aponta a educação e a saúde como prioridades em um possível segundo mandato e aposta em suas ações nestas áreas para conquistar os eleitores.

Nesta sexta-feira, o prefeito entregou, com a presença do governador e antecessor José Serra (PSDB-SP), o trecho norte do Complexo Viário Jacu Pêssego, na zona leste da capital. Foi a segunda vez na semana em que os dois participaram juntos de um evento público. Apesar de o PSDB ter candidato próprio a prefeito - o ex-governador Geraldo Alckmin -, Kassab tenta capitalizar sua relação de proximidade com Serra, de quem foi vice.

Comparação

Segundo a Secretaria da Educação, foram entregues 16 unidades de ensino (incluindo CEIs, Emeis, Emefs e CEUs) só neste mês. A média de janeiro a maio foi de seis unidades. Entre 31 de março de 2006 ¿ quando Kassab assumiu a prefeitura - e dezembro de 2007, o número foi ainda menor: em média, quase cinco unidades por mês.

Apesar de o democrata negar a relação entre o número de inaugurações e a época pré-eleitoral (leia abaixo), levantamento feito pela reportagem, da agenda de junho deste ano com a do mesmo mês no ano passado, aponta uma concentração de entrega de obras em 2008.

Além do número, chama a atenção o grau de visibilidade dos projetos finalizados neste mês. Até sexta-feira passada (27), o prefeito já entregara três CEUs (Centros Educacionais Unificados) durante o mês de junho. E entrega mais um hoje, em Sapopemba (zona leste). O número é o mesmo dos entregues nos cinco meses anteriores.

Os CEUs, criados na gestão da petista Marta Suplicy, se tornaram uma grande vitrine nas comunidades em que são construídos, já que incluem CEIs (Centros de Educação Infantil, as creches municipais), Emeis (Escolas Municipais de Ensino Infantil) e Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), além de ampla infra-estrutura de lazer e cultura, a que os moradores do entorno têm acesso.

A assessoria de imprensa da prefeitura afirma que, como as obras passam por um processo burocrático e obedecem a um cronograma, não se pode falar em concentração intencional das inaugurações nos meses mais próximos das eleições. E ressalta que a obra de um CEU, por ser de grande porte, leva mais tempo para ser finalizada. Kassab assumiu a prefeitura em 2006, quando Serra deixou o posto para se candidatar a governador - considerando a data, diz a prefeitura, é natural que as inaugurações se concentrem nos últimos meses.

Ritmo normal

Kassab nega ter acelerado o ritmo de inaugurações. No evento de ontem, questionado a respeito, afirmou: É o mesmo ritmo desde o início da gestão. Hoje de manhã foi uma AMA, mas não foi a primeira. Foi a 106ª. Ficou pronta agora. Não poderíamos concluir todas ao mesmo tempo. Esta obra [no complexo Jacu Pêssego] foi iniciada há mais de dois anos e foi agora que ficou pronta.

O prefeito acrescentou que é natural que as inaugurações continuem. Na semana que vem deve ter [outra inauguração], como continuará tendo depois. No período eleitoral, de campanha, o prefeito não pode participar do ato de inauguração. Mas estarei, como sempre, vistoriando as obras, checando o funcionamento da saúde, da educação, da habitação, pois é este o papel do prefeito, a minha responsabilidade.

Questionada se o prefeito foi às inaugurações das outras 105 AMAs, a Secretaria da Saúde afirmou que ele costuma ir a todas e que, se não participou de alguma, foi por problemas de agenda.

Alunos antes de inauguração

Apesar de ter sua inauguração oficial marcada para este sábado, o CEU Sapopemba tem aulas normalmente desde o início do ano letivo, já que o Bloco Didático do complexo já estava pronto. Segundo dados da Secretaria da Educação, mais de 1.300 alunos usufruem do local desde fevereiro.

Segundo a assessoria de imprensa da secretaria, mesmo que já em funcionamento, um CEU só é inaugurado de modo oficial quando está totalmente finalizado. Hoje, o prefeito entrega os blocos Esportivo e Cultural. A assessoria não informou se Kassab esteve presente em fevereiro, no início das aulas.

Leia mais sobre Gilberto Kassab

    Leia tudo sobre: kassab

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG