Justiça Militar adia julgamento de sargento que assumiu homossexualismo

BRASÍLIA - O Superior Tribunal Militar (STM) decidiu nesta terça-feira adiar o julgamento do sargento Lacy Araújo, acusado por crime de deserção, para a próxima quinta-feira. A defesa do militar pediu prazo para juntar ao processo laudos médicos que comprovam que Lacy sofre de epilepsia.

Carollina Andrade - Último Segundo/Santafé Idéias |

Acordo Ortográfico

Para o ex-sargento e companheiro de Lacy, Fernando Alcântara, trata-se de um prazo insuficiente. Dois dias não é tempo suficiente. Um relatório não se produz de forma mágica, declarou. Alcântara acusa as Forças Amadas de estarem agindo com preconceito contra o militar, por ter assumido relacionamento homossexual.

Entretanto, o advogado de defesa, Márcio Palma, garante que cumprirá o prazo. Não tivemos ainda acesso aos laudos, mas agora irei analisá-los e estudá-los antes da nova data do julgamento, explicou.

Sobre a internação de Lacy na semana passada, Alcântara questionou o fato de o companheiro estar resguardado por um habeas-corpus que garantia sua liberdade até o dia do julgamento. Entretanto, Lacy voltou para o hospital sob ordens das Forças Armadas, que argumentaram problemas de saúde. Não existe internação compulsória, pois ele não teve o direito de ir e vir. O Exército continua a tomar uma postura mentirosa, disse.

Na opinião do ex-militar, que deixou o Exército após assumir relacionamento com Lacy, este é um sinal de que o companheiro será condenado. A Justiça Militar tem histórico de ser mais propensa ao que pensam os generais. Existe um interesse muito forte, institucionalmente, de que Lacy seja preso para servir de exemplo aos demais, para que outros casos como esse não venham a público, avaliou.

Caso haja condenação, a defesa deve recorrer do resultado. Não podemos admitir que uma pessoa doente seja acusada de um crime caduco, afirmou.

Leia mais sobre: homossexualismo - Exército

    Leia tudo sobre: militar

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG