Justiça libera 62 presos da Operação Saúde da Polícia Federal

São empresários e funcionários públicos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia

AE |

selo

A Justiça autorizou a libertação de todos os 62 presos pela Operação Saúde da Polícia Federal (PF) durante esta semana. Eles são empresários e funcionários públicos de diversos municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia. 

Eles são apontados como suspeitos de participação num esquema que teria fraudado licitações para compra de medicamentos e equipamentos hospitalares e também de desvio de recursos públicos mediante entrega apenas parcial das encomendas. 

Os mandados de prisão foram cumpridos entre segunda-feira e a última quarta-feira. Como as provas que a polícia queria já estão coletadas, a Justiça entendeu que todos poderão aguardar em liberdade pela conclusão do inquérito e depois pelo possível processo.

Operação

AE
Agentes cumprem mandados de prisão nesta segunda-feira em cidade gaúcha
A ação foi deflagrada pela Polícia Federal de Passo Fundo, no norte gaúcho. Foram executados 64 mandados de prisão e 70 de busca e apreensão em empresas e prefeituras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Rondônia. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Erechim (RS).

Foram desbaratadas três organizações que concentravam sua atuação no município gaúcho de Barão de Cotegipe, com população de 6,5 mil habitantes, além de 15 empresas que atuavam no ramo de distribuição de medicamentos. O esquema fraudava licitações públicas, desviando verbas federais destinadas à compra de medicamentos. O desvio era feito mediante a falta da entrega das mercadorias, entrega parcial ou entrega de produtos diferentes. A distribuição do lucro resultante da fraude se dava entre as empresas e servidores públicos municipais envolvidos.

    Leia tudo sobre: saudeoperaçãopolicia federal

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG