Justiça condena por diploma falso médico que teria matado pacientes em lipoaspiração

A Justiça Federal condenou o médico Denísio Marcelo Caron por uso de diploma de especialização em cirurgia plástica falso. No dia 15 de abril, Caron foi condenado a oito anos de prisão em regime semi-aberto pela morte da advogada Janet Virgínia Novais Falleiro, que teria morrido após complicações decorrentes de uma lipoaspiração feita em 2001.

Redação |

Como a culpa foi considerada "acentuada" e o crime praticado com "intenção de obter vantagem econômica", Caron foi condenado a 3 anos e 6 meses de prisão, além de multa.

Caron, que não é especializado em cirurgia plástica, é acusado de outras três mortes em Goiás e no Distrito Federal, e responde por lesões corporais em 29 pacientes. Depois das denúncias, o registro profissional de Caron foi cassado pelo Conselho Federal de Medicina em 2002.

TJ de Goiás
Tribunal de Justiça de Goiás
O ex-médico Marcelo Caron

Segundo o Ministério Público Federal em Goiás, o juiz Federal Marcelo Meireles Lobão considerou que a "atuação do Estado, [...] por intermédio do Conselho Regional de Medicina (CRM), contribuiu decisivamente para a prática do delito", porque o suposto médico usava um diploma "grosseiramente falsificado", que nunca foi pego em fiscalização.

O diploma de especialista de Caron teria sido emitido pelo Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, em São Paulo. Entretanto, os órgãos aptos a fornecer essa especialidade são o Conselho Federal de Medicina, a Associação Médica Brasileira e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Uma das testemunhas do processo, a diretora do hospital Dr. Mário Gatti na época,  Nassif Ballura Neto, diz que o médico não fez residência em cirurgia plástica e sempre entrava nas cirurgias na condição de auxiliar.

Quanto a esta pena, Caron a cumprirá em regime aberto e terá que prestar serviços comunitários durante uma hora por dia de condenação. Além disso, vai ter de pagar um valor de dez salários mínimos a uma entidade filantrópica.


Leia mais sobre: lipoaspiração

    Leia tudo sobre: lipoaspiração

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG