Estado - Brasil - iG" /

Justiça afasta o desembargador Dácio Vieira do caso de censura ao Estado

A Justiça do Distrito Federal declarou nesta terça-feira que o desembargador Dácio Vieira é suspeito para decidir sobre o pedido de censura ao grupo O Estado de S. Paulo, informou a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça (TJ) .

Redação |

Desde o dia 31 de julho, o jornal e o portal estão impedidos de publicar reportagens sobre a Operação Boi Barrica, envolvendo o filho do senador José Sarney. A decisão pede a redistribuição imediata do caso para outro relator.

O advogado do "Grupo Estado", Manuel Alceu Affonso Ferreira, entrou com duas exceções de suspensão questionando a imparcialidade de Dácio Vieira no caso. Uma delas alegava amizade entre o desembargador e Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney. A outra, aceita, apontava fatos que gerariam insegurança em relação à imparcialidade de Dácio Vieira frente o caso.

Fernando Sarney foi quem apresentou o recurso judicial que pediu a censura do "Grupo Estado".

A agência Estado publicou, no dia 1 de agosto, matéria que afirmava Dácio Vieira era do convívio social da família Sarney e do ex-diretor-geral Agaciel Maia. Dácio Vieira foi um dos convidados presentes ao casamento de Mayanna Cecília, filha de Agaciel, no dia 10 de junho, em Brasília.

AE
Fernando Sarney (c) é visto na frente da residência do presidente do Senado


Operação Boi Barrica

Fernando Sarney é investigado pela Polícia Federal (PF) do Maranhão, em São Luís, no âmbito da Operação Boi Barrica .

A operação, iniciada há dois anos e quatro meses para mapear transações financeiras suspeitas às vésperas da eleição de 2006, desdobrou-se em cinco diferentes inquéritos, que apuram os crimes de evasão de divisas, corrupção em setores do governo federal comandados por apadrinhados do peemedebista, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e tráfico de influência. O empresário foi indiciado pelos três últimos crimes.

Leia mais sobre: Operação Boi Barrica

    Leia tudo sobre: estadaofernando sarneyoperação boi barricasarney

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG