Julgamento de Cesare Battisti está previsto para setembro, informa STF

BRASÍLIA ¿ O Supremo Tribunal Federal (STF) informou nesta terça-feira que o julgamento do pedido de extradição do ex-ativista italiano Cesare Battisti, de 52 anos, está previsto para acontecer no dia 9 de setembro, às 9h. Battisti foi condenado à prisão perpétua em seu país por crimes cometidos entre 1977 e 1979, quando era integrante do grupo ¿Proletários Armados pelo Comunismo¿ (PAC).

Redação |

AP
Battisti foi condenado à prisão perpétua

Battisti foi condenado
à prisão perpétua

O ex-ativista é acusado de ser o responsável pelas mortes de quatro pessoas durante os anos de chumbo da Itália, quando militantes de esquerda se armaram para combater o governo.

De acordo com o STF, durante o julgamento, os ministros do Supremo irão decidir se autorizam ou não a extradição de Cesare Battisti para seu país.

Para tal, deverá ser levado em conta o refúgio político concedido pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, ao ex-ativista em janeiro deste ano.

Na audiência, o Supremo deverá avaliar se a concessão do refúgio anula ou não o pedido de extradição apresentado pela Itália.

Battisti foi preso no Rio de Janeiro em março de 2007, em uma operação que contou com a participação da Interpol e das polícias da Itália, do Brasil e da França. Desde então, o italiano está preso na Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal.

Pedido

Membros do grupo brasileiro de apoio ao italiano Cesare Battisti exigiram nesta terça-feira do presidente do STF, Gilmar Mendes, a libertação imediata do ex-membro da organização Proletários Armados pelo Comunismo (PAC).

Dissemos ao ministro Mendes que Battisti tem que ser liberado já, disse a militante e ex-presa política Rosa Fonseca.

Fonseca e Maria Luiza Fontenele, ex-prefeita de Fortaleza, Ceará, se reuniram nesta terça-feira com Mendes. Na conversa Mendes no disse que o caso de Cesare será julgado em 9 de setembro, contou a militante.

*com informações da agência Ansa

Leia também:

Leia mais sobre: Cesare Battisti

    Leia tudo sobre: cesare battisti

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG